03 de janeiro de 2023, 

A primeira postagem oficial do blog, porque eu estou num estado de espírito gostoso demais pra deixar essa oportunidade passar. Todos os anos, no começo do ano organizo a famosa TBR (se você não sabe o que é, é porque ela não é tão famosa assim; mas TBR significa "to be read" ou "para ler", em tradução livre)... Só que esse ano eu decidi não fazer a bendita e seguir como Zeca Pagodinho sugeriu: deixando a vida me levar. 2023 é um ano que começa grande, e eu só posso esperar que ele siga assim.

Mas, ao que interessa: a primeira leitura do ano é o conto "O Demônio de Mármore", do indiano Rabindranath Tagore (eu sei que você pulou o primeiro nome dele), vencedor de um Nobel da Literatura em 1913. A história foi publicada no selo "Sociedade das Relíquias Literárias" da Editora Wish em fevereiro de 2022. 

A ilustração teve o tamanho ajustado aqui, mas foi originalmente feita por Kaio Moreira.

O conto conta (rs) como Srijut, que é cobrador de impostos, se sente misteriosamente atraído à um palácio supostamente assombrado. A narrativa começa em uma viagem de trem e descreve rapidamente o palácio: construído há 250 anos, de uma beleza e arquitetura sem igual, mas que agora se encontrava abandonado; um ambiente que, à noite, nem mesmo os piores ladrões entravam. 

Srijut ignorou os alertas sobre não passar a noite no palácio, E, apesar de não saber exatamente quando começou a ser afetado pelo local, narra com detalhes a noite em que tomou consciência dessa influência. O homem foi pego de surpresa com a movimentação estranha, silenciosa e invisível, que começou a sentir ao anoitecer. Em suas palavras:

Era como se uma cortina negra de 250 anos estivesse pendurada na minha frente, e eu, ainda que trêmulo, levantasse com alegria um canto dela para espiar, mesmo que a reunião no outro lado estivesse completamente envolta em escuridão

Sem conseguir mais resistir, Srijut se estabelece no palácio e vai, aos poucos, cedendo aos pensamentos aleatórios e fantasiosos que sua mente cria. Bom, o resto, só lendo mesmo pra saber! Não quero estragar o que pode vir a ser uma experiência literária. 

Pessoalmente, gosto muito de contos descritivos, que mexem com a imaginação. *O demônio de mármore* era exatamente o que eu procurava: uma leitura rápida, simples, criativa e misteriosa. Acho válido mencionar que, como a maioria dos contos publicados na Sociedade das Relíquias Literárias, o fim é aberto. Então cabe à nós, leitores, decidir o que fazer com o que o autor nos oferece. 

Um conto sobre paixões, desejos, maldições... Um toque descritivo, sensível... que torna cada cômodo do palácio um local vívido. Me vi percorrendo os corredores e abrindo as mesmas portas que Srijut... Leitura muitíssimo prazerosa! Se for ler, não esquece de voltar aqui pra me contar o que achou!

Ah, e para quem tem interesse: 

O DEMÔNIO DE MÁRMORE | RABINDRANATH TAGORE
28p. | EDITORA WISH | AMAZON (comprar) | LELIVROS (baixar)